A nobreza do CFPJS radica na sua missão. A sua riqueza, reside na qualidade de todos quantos pertencem a este CFAE e nas Redes que podemos manter e alargar.
Numa breve revisão da literatura podemos verificar que a Formação Contínua de Professores é um dos pilares essenciais do desenvolvimento profissional, sendo sensível às mudanças no setor educativo e assume uma relevância particular face ao alargamento e aprofundamento do papel dos docentes (Cauterman et al.,s/d; Nóvoa, 1991a,1991b; Chung, 1996).
Por outro lado, reflete-se na avaliação de desempenho dos docentes e contribui para a atualização e ampliação dos conhecimentos, desenvolvimento profissional; promoção na carreira; mobilidade e aquisição de especializações, tendo repercussões significativas na qualidade do sistema educativo e na decisão das dinâmicas da carreira docente
(Landsheere, 1994; Nogueira et al, 1990a; Alves Pinto, 1993; Campos, 1993).
A Formação Contínua deve ter repercussões sobre a carreira docente, nomeadamente: deve ser um direito e um dever para todos os professores desde o início da sua atividade profissional e não somente para efeitos de progressão na carreira; deve partir de planos de desenvolvimento pessoal e profissional docentes em articulação com os planos de formação das respetivas Escolas e com os respetivos projetos educativos destas (Afonso, 1994; Alves Pinto, 1991, 1993; Teixeira, 1991).
Para Ferreira (2000, p. 30), os “novos desafios da Formação Contínua”, traduzem-se nos seguintes aspetos: qualidade da formação, formação centrada no contexto profissional docente, construção da profissionalidade docente, especialização profissional, definição de parâmetros qualitativos, coordenação de recursos, motivação para carreira docente nos primeiros anos e consolidação dos CFAE, reforçando as suas estruturas, as suas assessorias e os seus recursos humanos e físicos.
Considero, nesta linha de pensamento, que a formação contínua é hoje um tema com enorme impacto e potencialidade. Os CFAE, tem por nobre desafio servir a sua comunidade através do conhecimento, essa é digamos a sua razão de ser, fomentando a criação e disseminação do saber em múltiplas áreas, e promovendo a aproximação e a comunicação entre saberes, culturas, e pessoas, no respeito pela sua identidade e diversidade.
Tão importante como a sua missão são os valores humanísticos que os balizam e que, simultaneamente, se pretendem promover.
Vale bem a pena lembrá-los aqui: a liberdade de opinião e de expressão, a solidariedade ativa, a igualdade de tratamento e de oportunidades para todas as pessoas independentemente da sua condição, opções, ou crenças, a honestidade, independência e responsabilidade em todas as ações praticadas, a prossecução da excelência e a recompensa do mérito.
O Diretor do Centro de Formação
Pedro Miguel Pereira
Inovação, Qualidade e Desenvolvimento
Os Centros de Formação: Professor João Soares, Rómulo de Carvalho, Cenfores, Cascais e Montijo e Alcochete
https://youtu.be/KE5l6KPQakQ?si=n-taR3M3Ox4v0KmD
https://youtu.be/msjCj-2e2KY?si=R4ZCB8xWhROSBafA
Programa_CicloEncontros_EDA_50__LVT_site.pdf (cnedu.pt)
(1) Programa Nacional para a Diabetes 2023 - YouTube
Ciclo de Conferências: Futuros da Educação (Transmissão em português) - YouTube
UNESCO Futures of Education report explained by members of the International Commission
Entre em contacto
Escola Secundária Padre António Vieira
Rua Marquês do Soveral
1749 - 063 Lisboa
E-mail: diretor@cfpjoaosoares.pt
Telemóvel: 934563714