top of page
Hide and Seek
20230216_155022.heic

A nobreza do CFPJS radica na sua missão. A sua riqueza, reside na qualidade de todos quantos pertencem a este CFAE e nas Redes que podemos manter e alargar.

Numa breve revisão da literatura podemos verificar que a Formação Contínua de Professores é um dos pilares essenciais do desenvolvimento profissional, sendo sensível às mudanças no setor educativo e assume uma relevância particular face ao alargamento e aprofundamento do papel dos docentes (Cauterman et al.,s/d; Nóvoa, 1991a,1991b; Chung, 1996).

Por outro lado, reflete-se na avaliação de desempenho dos docentes e contribui para a atualização e ampliação dos conhecimentos, desenvolvimento profissional; promoção na carreira; mobilidade e aquisição de especializações, tendo repercussões significativas na qualidade do sistema educativo e na decisão das dinâmicas da carreira docente
(Landsheere, 1994; Nogueira et al, 1990a; Alves Pinto, 1993; Campos, 1993).

A Formação Contínua deve ter repercussões sobre a carreira docente, nomeadamente: deve ser um direito e um dever para todos os professores desde o início da sua atividade profissional e não somente para efeitos de progressão na carreira; deve partir de planos de desenvolvimento pessoal e profissional docentes em articulação com os planos de formação das respetivas Escolas e com os respetivos projetos educativos destas (Afonso, 1994; Alves Pinto, 1991, 1993; Teixeira, 1991).

Para Ferreira (2000, p. 30), os “novos desafios da Formação Contínua”, traduzem-se nos seguintes aspetos: qualidade da formação, formação centrada no contexto profissional docente, construção da profissionalidade docente, especialização profissional, definição de parâmetros qualitativos, coordenação de recursos, motivação para carreira docente nos primeiros anos e consolidação dos CFAE, reforçando as suas estruturas, as suas assessorias e os seus recursos humanos e físicos.

Considero, nesta linha de pensamento, que a formação contínua é hoje um tema com enorme impacto e potencialidade. Os CFAE, tem por nobre desafio servir a sua comunidade através do conhecimento, essa é digamos a sua razão de ser, fomentando a criação e disseminação do saber em múltiplas áreas, e promovendo a aproximação e a comunicação entre saberes, culturas, e pessoas, no respeito pela sua identidade e diversidade.

Tão importante como a sua missão são os valores humanísticos que os balizam e que, simultaneamente, se pretendem promover.

Vale bem a pena lembrá-los aqui: a liberdade de opinião e de expressão, a solidariedade ativa, a igualdade de tratamento e de oportunidades para todas as pessoas independentemente da sua condição, opções, ou crenças, a honestidade, independência e responsabilidade em todas as ações praticadas, a prossecução da excelência e a recompensa do mérito.


O Diretor do Centro de Formação
Pedro Miguel Pereira

Inovação, Qualidade e Desenvolvimento

UNESCO Futures of Education report explained by members of the International Commission

UNESCO Futures of Education report explained by members of the International Commission

Reproduzir vídeo

Entre em contacto

Escola Secundária Padre António Vieira
Rua Marquês do Soveral
1749 - 063 Lisboa

Telemóvel: 934563714

bottom of page